sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Irmãs indianas sofrem de rara síndrome do lobisomem


A hypertrichosis universali é uma rara doença hereditária, vulgarmente chamada de síndrome do lobisomem, que atinge 1 pessoa em 1 bilhão e infelizmente alcançou três mulheres de uma mesma família na Índia. Savita, de 23 anos, Monisha, de 18, e Savitri Sangli, de 16, sofrem de uma mutação genética herdada pelo pai, que provoca o crescimento exagerado de pelos em todo o corpo, com exceção das palmas do pé e da mão. Elas tem 3 irmãos que não nasceram com a doença.
As meninas são freqüentemente descriminadas por possuírem barba e um enorme excesso de pelos em áreas que geralmente não existem, como testa e pálpebras, e às vezes o fio ultrapassa 20 cm de comprimento. Como qualquer garota elas têm o sonho de se casar, mas já estão descrentes de que isso possa um dia acontecer. “Não é provável. Quem vai casar com alguém que tem pelos crescendo no rosto?”, diz Savita, a mais velha.

A cirurgia a laser para tratar a síndrome custa 5 mil euros por pessoa, cerca de 12 mil reais, quantia que a família das irmãs não possui e por isso utilizam um creme especial para tentar frear o crescimento dos pelos. O cineasta Sneh Gupta está planejando produzir um documentário sobre o caso, com o intuito de adquirir fundos para o tratamento delas.
Elas vivem em uma pequena vila perto da cidade de Pune, onde mulheres solteiras não têm muitas perspectivas. Por este motivo elas tentaram se empregar, mas os locais as rejeitaram devido à aparência de lobisomem. Agora, Savita, Monisha e Savitri, esperam ansiosamente arrecadar o dinheiro necessário para serem normais pela primeira vez na vida. Neste meio termo, a mãe Anita continuará tentando um casamento para as filhas. “Se uma boa proposta vier, vou conseguir casá-las. Se nada vier, terão que trabalhar e sobreviver. Enquanto eu estiver viva, vou continuar tentando”, afirmou.


Aluna: Larissa Sepúlveda 1º ano

Nenhum comentário: