Redação Nota 10


Leitura, uma Experiência Única



     Desde antes da invenção da escrita, o ser humano praticava a leitura. Os desenhos rupestres nas paredes das cavernas são prova de uma leitura de imagens existente antes mesmo da extinção dos dinossauros.

     Esse fato traz a ideia de que a humanidade necessita da leitura, seja como forma de comunicação, lazer ou fonte de informações. Uma pessoa informada, rica em conhecimento, é capaz de mudar o mundo; afinal, informação é poder.

     Um problema gravíssimo no Brasil é o analfabetismo funcional. Este consiste na capacidade de ler e entender as palavras isoladamente, porém não entender o sentido completo de um texto. Esses analfabetos funcionais não possuem a capacidade de aproveitar a melhor coisa que uma leitura pode oferecer: a imersão em uma outra realidade, seja de informações ou ficcional.

     A leitura proporciona, além de muito conhecimento e cultura, uma fuga da realidade, permitindo ao leitor relaxar e se manter são no mundo caótico em que vive. A partir dos livros, extrai-se conteúdo que um bom leitor carrega pela vida inteira.

     O ato de ler é, portanto, um grande privilégio para aqueles que o praticam; uma experiência capaz de formar e destruir opiniões e criar universos paralelos que não existiriam de nenhuma outra forma.



Marcela Ribeiro