Curiosidades


Buracos Impressionantes

Great Blue Hole (Grande Buraco Azul) - Belize:











O “Grande Buraco Azul” é uma fossa submarina na costa de Belize. O buraco possui 1.000 metros de diâmetro e 400 metros de profundidade. Ela foi formada como uma caverna de calcário durante a última glaciação.
Represa de Monticello – California:
A represa de Monticello é uma barragem no condado de Napa na Califórnia (Estados Unidos) mais conhecido por seu vertedouro circular grande com uma taxa de 48.400 metros cúbicos por segundo. Onde será que essa água vai parar?



Mine de Diavik  - Canadá:

A mina de Diavik (Diavik Mine) é uma mina situada no território noroeste do Canadá. Inaugurada em 2003 produz 8 milhões de quilates, ou cerca de 1.600 kg (3.500 lb) de diamantes por ano.





Fonte: https://phobosedeimos.wordpress.com/tag/bingham-canyon-mine/
Cratera de Gás de Darvaza – Turcomenistão:
Com certeza o “buraco” mais interessante da lista. Em 1971, os geólogos descobriram um enorme depósito subterrâneo de gás natural nesta área. Ao escavar o buraco para encanar o gás, o equipamento de perfuração desabou deixando um enorme buraco. Para evitar a saída dos gases venenosos, o buraco foi posto para queimar. Ele continua a queimar desde esse dia sem cessar.


Rcebemos por email. Não sabemos sua origem mas achamos interessante leia:


GOVERNANTE ANTES DA POSSE







Nosso partido cumpre o que promete.

Só os tolos podem crer que

não lutaremos contra a corrupção.

Porque, se há algo certo para nós, é que

a honestidade e a transparência são fundamentais.

para alcançar nossos ideais

Mostraremos que é grande estupidez crer que

as máfias continuarão no governo, como sempre.

Asseguramos sem dúvida que

a justiça social será o alvo de nossa ação.

Apesar disso, há idiotas que imaginam que

se possa governar com as manchas da velha política.

Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que

se termine com os marajás e as negociatas.

Não permitiremos de nenhum modo que

nossas crianças morram de fome.

Cumpriremos nossos propósitos mesmo que

os recursos econômicos do país se esgotem.

Exerceremos o poder até que

Compreendam que

Somos a nova política.



DEPOIS DA POSSE:



Basta ler o texto, DE BAIXO PARA CIMA....



 / Foto: Alexandre Severo/JC Imagem


O vestibular deste ano da Universidade de Pernambuco (UPE) terá novidades. Os candidatos farão provas iguais de cada disciplina, independentemente do curso em que estão concorrendo vaga. O fera de medicina, por exemplo, terá a mesma prova de biologia que o colega de administração. O que vai diferenciar, na hora da correção dos testes, é o peso de cada matéria. Outra mudança será a aplicação de conteúdo único para os vestibulares tradicional e seriado. Os assuntos que cairão nas provas serão os mesmos nas duas seleções, com a diferença que no seriado virão distribuídos em três anos.

O desvio padrão, instrumento usado no cálculo da média, deixa de existir. Aplicado há cerca de 20 anos no vestibular da UPE, o desvio leva em conta o desempenho do grupo e compara o resultado do estudante com os demais concorrentes. O vestibulando não conseguia calcular sua média sozinho pois não sabia qual era esse desvio. A partir de agora, fica mais fácil, pois valerá seu real desempenho. Ele não vai depender da universidade para saber sua nota. Basta somar os acertos e atribuir os pesos.


“Essas são algumas das mudanças. Anunciaremos outras novidades ainda este mês. Tudo foi pensado para qualificar o processo seletivo e beneficiar os estudantes. Iniciamos os debates no final do ano passado e envolvemos representantes dos sindicatos das escolas particulares e públicas e da Secretaria Estadual de Educação”, ressalta a presidente da Comissão do Vestibular e pró-reitora de graduação da UPE, Izabel Avelar.

As mudanças foram elogiadas por diretores e professores. “Acredito que esse vestibular vai avaliar melhor os candidatos. A UPE ouviu nossas críticas e sugestões e construiu conosco as alterações”, observa o diretor-executivo do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe) e diretor do Colégio Dom, Arnaldo Mendonça. “Ao uniformizar as provas, a universidade terá que, em um mesmo teste, colocar questões fáceis, medianas e difíceis. Isso vai exigir mais das bancas elaboradoras”, diz o professor de biologia Fernando Beltrão. “O processo será mais transparente sem o desvio padrão”, destaca o diretor do Colégio Atual, Marcelo Menezes.

Cecília Castro, 18 anos, que tenta medicina pela segunda vez, criticou a aplicação de provas iguais. “Como fera de medicina, acho que devo saber mais biologia que um candidato de engenharia. Preferia que os testes continuassem diferentes”, afirma. Lucas Barbosa, 18, concorda com a colega. “Seria melhor manter provas distintas”, conta o rapaz, candidato ao curso de engenharia mecatrônica. A extinção do desvio padrão foi comemorada por ele. “Ano passado tive a mesma quantidade de acertos nas provas de química e biologia, mas notas diferentes por causa do desvio padrão.”

Nenhum comentário: