Especial



Quem pensa que para ver uma escola cheia de adolescentes cantando, dançando e tocando precisa ir a locadora está bastante enganado, e descobre isso ao passar um recreio na escola Parque. Os alunos desse colégio preferem trocar seus mp3 e celulares por música ao vivo, tocada por eles mesmos. É muito fácil ver uma roda de violão se misturando com guitarras e baixos trazidos pelos estudantes que se reúnem nas salas de aula, transformando rapidamente uma escola normal em uma verdadeira escola musical.


O repertório de músicas varia muito graças aos diferentes gostos dos jovens desde Rock a Pop fazendo uma mistura que atrai a todos os adolescentes independente de seu estilo. E quem não toca não fica de lado: Acaba por ser vocalista e se diverte tanto quanto os outros que estão nos instrumentos, a música se encontra firme entre esses alunos e um exemplo é a sala do 1ª ano médio onde pode sempre se encontrar um grupo cantando, acompanhado ou não de um violão, a única dificuldade é quando o recreio chega ao fim, e todos tem que guardar os instrumentos musicais antes de recomeçar as aulas, quando a vontade é ficar tocando o resto do dia.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto PetPE

  O Projeto PetPE - Casa Esperança e Liberdade para Animais Carentes. É uma
ONG que tem como objetivo trabalhar com castração e tratamento veterinário para os animais da população de baixa renda, e amparar os animais abandonados
ou vítimas de maus tratos.
Abrigam cerca de 40 animais, mas a construção do espaço não está completa e os animais dividem o espaço com a clínica veterinária, o que compromete o seu funcionamento. 
Como ONG, o PET-PE não recebe auxílio financeiro do governo ou prefeitura, toda renda obtida é através da contribuição dos sócios da ONG (denominados Amigos dos Animais), doações de empresas solidárias, campanhas de arrecadação e venda de produtos. Mesmo com esse auxílio financeiro, é difícil o término da obra.Por média/mês cerca de 20 à 50 animais são recuperados e preparados para um lar definitivo e como a maioria desses animais são encontrados doentes, mutilados por espancamentos ou atropelamentos, são recolhidos para uma unidade médica cirúrgica para serem atendidos. 
Também fazem esterilizações a preço popular em caninos e felinos para evitar a continuidade de filhotes abandonados pelas ruas de nossa cidade.

Av Beira Mar 5794 Candeias
Apos o Posto BR que fica ao lado do Bompreço de Candeias 3 rua a esquerda e depois 1 a esquerda novamente

Contato: 81 3478 8080 - 8898 8080 - 8858 8080Horário Funcionamento: Dom à Dom 10h às 16h

Por: Giovanna Serpa e Paloma Tavares



°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Eclipse Lunar



Quarta-feira, dia 15 de junho, aconteceu um eclipse lunar, que ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, com nosso planeta no meio. O eclipse em questão foi reconhecido como o eclipse de maior duração dos últimos dez anos, já que tinha a previsão de durar em média 5 horas e meia. Esse fenômeno pôde ser visto do início ao fim de alguns lugares do mundo, dentre eles na África, no Oriente Médio, na Ásia e na Oceania. Já na América do Norte, apenas o seu final foi visto. Um eclipse geralmente pode ser visto através de lunetas e binóculos, porém na América do Sul, no caso aqui no Brasil, o fenômeno pôde ser visto a olho nu, já que ocorre uma melhor visualização do fenômeno. 
A Lua nasceu coberta pela sombra da Terra às 17h25. Dois minutos depois, o Sol se pôs. Portanto, o satélite estava escuro, mas o crepúsculo ainda iluminou o céu por alguns minutos. De acordo com o diretor do Planetário de São Paulo, João Paulo Delicato, a explicação do longo período de eclipse é a posição da Lua em relação à Terra. “Ela vai atravessar a sombra da Terra pelo meio, pegando a sombra inteira e permanecendo mais tempo nela”
O eclipse lunar que aconteceu hoje, foi um dos dois que acontecerão neste ano, porém o único que poderá ser visto aqui no Brasil, o outro ocorrerá em dezembro. Fora os lunares ainda acontecerão ainda dois eclipses solares, um no dia 1º de julho e o outro em 25 de novembro.


Por: Ana Cecília Capane
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°




Excursão Pedagógica ao Diário de Pernambuco

Numa quinta-feira, dia 12 de maio, os alunos do 1º médio fizeram uma excursão para a redação do Diário de Pernambuco, que é o mais antigo jornal na America Latina, sua primeira publicação foi feita dia 7.09.1825, Antonino José de Miranda Falcão é o fundador, do jornal que já completa 186 anos. Acompanhados da professora Noadia Iris (professora de português e redação) e da monitora Valéria Sanctos, os alunos foram guiados pelo Diário e pelos bastidores da TV Clube por Erika Lívia, assessora do leitor do futuro.

 A excursão foi feita com o intento de mostrar para os alunos o trabalho por trás dos jornais de cada dia, eles acompanharam os vários processos, desde da escolha das matérias, a corrida contra o tempo, os sacrificios de cada um para fazer um jornal, o modo de estruturação e etc. Durante a semana em média são feitas mais de 30 mil cópias do jornal, nos fins de semana são mais de 50 mil. Todas as edições são guardadas e podem ser usadas como fontes para diversas razões. O diário também publica edições para outros estados, todos os dias.
  Essa excursão com certeza será uma boa base para os alunos que tem como assunto dessa unidade nas matérias de Português e Redação, o jornal. Como parte desse trabalho, antes da excursão, foi criado um blog para o jornal da escola, Jornal da Parque. Durante toda a presente unidade os alunos do 1º médio irão alimentar esse blog com matérias relacionadas, ou não, com a escola.


ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

Diário do Estudante- Leitor do Futuro



O Jornal Diário de Pernambuco todo ano proporciona uma atividade para os estudantes, que consiste na elaboração de um jornal voltado para adolescentes. Este é chamado de Diário do estudante que está em sua 13ª edição.  A proposta é de um jornal dentro do jornal principal, sendo lançado uma vez por ano no dia do estudante. É um caderno com oito páginas elaborado por estudantes da rede pública e privada, sendo cuidadosamente supervisionados pelos universitários de jornalismo com a orientação da editora executiva Paula Losada. Esse projeto reúne alunos de várias instituições diferentes que possuam interesse em participar, ao todo 50 instituições foram convidadas para o projeto. É um modo de estimular o desenvolvimento da capacidade do aluno na escrita e influenciar no aprendizado do trabalho em conjunto, além de incentivar a responsabilidade com os compromissos.
A primeira reunião desse ano foi no dia 11/05/2011, onde houve a divisão dos grupos e as primeiras idéias de Pautas. Dessa vez o projeto também traz uma novidade: Um blog no qual todos vão poder ver como estão sendo realizados os trabalhos nos bastidores durante o processo de criação do caderno.  Se essa novidade der certo, pode ser que não seja utilizada apenas durante esse período e se estenda por um tempo a mais, embora, ainda não haja promessas da realização dessa hipótese.
O interesse e a ansiedade estava marcada em quase todos os rostos presentes no local da reunião. Ano passado a escola mandou dois representantes: Maria Helena do 2ª ano e Pedro também do 2ª ano, esse conseguindo a capa do seu grupo, trazendo grande felicidade a Parque.

“Participar do projeto foi positivo e abrange as mais diversas áreas: desde a melhora da produção de textos ao acompanhamento  do funcionamento de um jornal e o trabalho de um jornalista. Apesar de ter que ceder um pedaço das minhas férias, gostei bastante e posso dizer que foi uma experiência memorável!”  Conta Pedro sobre sua experiêcia no Diário.


  Este ano a aluna que irá participar do projeto é Maria Anna do 1ª ano médio que já marcou presença na primeira reunião.  
O novo jornal deve ficar pronto no dia 11 de agosto dia do estudante. Preparado para ir às bancas e trazer um pouco mais de interesse dos mais novos em uma leitura com a qual eles se identifiquem, e se sintam motivados a cultivar o hábito necessário de ler jornais.