quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dossiê de Jeans - Completo.

O jeans começou a ser fabricado em 1872 em Nimes, na França. Muito populares na atualidade, as calças jeans evoluíram com o tempo e hoje são indispensáveis no mundo da moda. Tudo começou quando um século atrás Levi-Strauss criou roupas resistentes para mineiros nos Estados Unidos. No início foi tudo uma experiência. Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. Altamente resistente, as peças não estragaram com facilidade. Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi originalmente destinado a roupas de trabalho.
O primeiro estilista a colocar os jeans na passarela foi Calvin Klein já na década de 1970. Podemos considerar que o grande feito do jeans foi a inclusão social do produto, tanto um simples operário quanto pessoas ricas usufruem do tecido azul.
Com o passar dos anos o jeans foi mudando de cor, de textura e de tamanho para agradar a cada geração e conquistando a população com o conceito de roupa despojada e do cotidiano, sem perder seu charme e elegância.

P.G.R. Leal

Nenhum comentário: