quarta-feira, 18 de abril de 2012

Oscar 2012 - Completo

Apresentada pelo humorista Billy Crystal, a noite no ex-Teatro Kodak não foi tão boa como o esperado. Ao invés das performances musicais de trilhas sonoras dos filmes indicados, como no ano de 2009, eles colocaram um coral cantando música que não entravam no contexto da premiação nos intervalos dos agradecimentos. A apresentação do Cirque du Soleil foi belíssima , sendo um dos pontos altos da premiação .
Então vamos ao que interessa, aos grandes ganhadores da noite:
O filme de Martin Scorcese, A invenção de Hugo Cabret, levou para casa cinco prêmios técnicos: Melhor fotografia, Melhor direção de arte, Melhor edição de som, Melhor mixagem e Melhor efeitos especiais. Ainda não assisti ao filme, mas pelas críticas que vem sendo feitas, que são muito boas, foi merecido todos os prêmios. Só achei que Harry Potter poderia ter ganhado algum prêmio pelo final da saga (estava concorrendo na categoria Melhor efeitos especiais), que aliás, foi campeão de bilheteria, mas Hollywood nem sempre nos agrada.
“Meia-noite em Paris” não ficou de mãos vazias, o categoria de Melhor Roteiro Original ficou para o filme com a excelente direção de Woody Allen e que merecia mais prêmios
O Artista, de autoria francesa, trouxe ao cinema o filme mudo dos anos 1927 na antiga Hollywood. E não saiu de mãos vazias! Levou o Oscar mais cobiçado da noite: Melhor filme. Além dessa grande vitória que veio ao final do evento e deixou todos de boca aberta por um filme estrangeiro ter vencido e não um americano, ainda foi prestigiado com as categorias de Melhor Diretor (Michel Hazanavicius), Melhor Ator (Jean Dujardin), Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonoro Original (Ludovic Bource).
A interpretação de Meryl Streep como Margaret Thatcher em Dama de Ferro não deixou dúvidas que a vencedora desse ano como Melhor Atriz seria ela. Mas como ela já perdeu tantos Oscar’s na vida, confesso que pensei que Viola Davis de Histórias Cruzadas venceria…Esse também deve ser um filme lindo de se ver, sendo premiado com o Oscar de Melhor Maquiagem (claro!).
E os Coadjuvantes? Octávia Spencer foi brilhando em Histórias Cruzadas e mereceu a estatueta de Melhor atriz coadjuvante. Christopher Plummer, o lendário de 82 e o homem mais velho a ganhar um Oscar, ficaram com o Melhor ator coadjuvante.
Melhor filme em língua estrangeira ficou para o Irã com A Separação como já estava previsto. Já a categoria Melhor Animação me deixou muito desapontada, pois o filme Rio não foi nem indicado e quem levou foi Rango, na voz principal de Johnny Depp.
Na categoria de Melhor roteiro adaptado, quem venceu foi o filme Os Descendentes de George Clooney que concorria ao prêmio de melhor ator. Melhor documentário foi para Undefeated (o filme conta as dificuldades do time de futebol americano, que tenta vencer uma temporada após anos perdendo).
Esse foi um prêmio que eu achei o mais injusto (acho que todos acharam isso). Os Muppets, aqueles bonequinhos feios que ficaram mais feios ainda, venceram a categoria Melhor canção original; e o único concorrente a altura era o Rio… Sim, o brasileiro que merecia ter ganhado e não ganhou.
Bom, para finalizar os vencedores de Melhor Curta-metragem foi The Shore S, Melhor Documentário(curta-metragem) foi Saving Face e Melhor curta-metragem de animação foi The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, respectivamente.
Bom, agora só nos resta esperar para ver se na próxima edição vamos nos surpreender com um melhor espetáculo ou ficar com mais do mesmo.

P.G.R. Leal

Nenhum comentário: